Like Box!


Busca

data da postagem: sexta-feira, 14 de junho de 2013

Copa das Confederações FIFA BRASIL 2013 - Manual Completo



Copa das Confederações FIFA BRASIL 2013 - Manual Completo


Amanhã, dia 15 de Junho, começa a copa das Copa das Confederações FIFA BRASIL 2013, e para isso, você deve estar informado quantos aos locais dos jogos, nações participantes, horário das partidas, grupos formados, etc. não é mesmo?

Confira abaixo tudo o que você precisar saber pra torcer pelo Brasil bem informado:



Nações Participantes


Esse ano o Brasil irá estar participando com mais sete nações:

BRASIL


BRABrazil

A classificação
O Brasil se classificou automaticamente, como país organizador.

O presente
País anfitrião da próxima Copa do Mundo da FIFA, o Brasil não precisa disputar as eliminatórias sul-americanas, mas isso não significa que vá ter vida fácil até o torneio. Ciente das enormes expectativas em torno de seu futebol em 2014, a comissão técnica adotou um planejamento agressivo e espera colocar a equipe frente a frente com grandes forças do futebol mundial nos próximos anos, como Inglaterra e Itália. Apesar disso, no primeiro grande teste rumo a 2014, o Brasil foi eliminado nas quartas de final da Copa América de 2011 pelo Paraguai. Após a conquista da medalha de prata no Torneio Olímpico de Futebol Londres 2012, no final do ano Mano Menezes foi substituído pelo campeão do Mundo de 2002 Luiz Felipe Scolari. Felipão tem a tarefa de fazer crescer uma equipe que passou por um grande processo de rejuvenescimento nos últimos anos.

Destaques
Estrela em ascensão do Santos, o atacante Neymar é uma das grandes apostas do país para a próxima Copa das Confederações da FIFA. No apoio ao ataque estarão jovens estrelas como Óscar e Lucas, enquanto a retaguarda tem gente da tarimba de Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo, que oferecem a derradeira proteção ao goleiro Júlio César.

E mais...
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Melhores participações em torneios da FIFA: Cinco vezes campeão da Copa do Mundo da FIFA, quatro vezes campeão da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, três vezes campeão da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA, três vezes campeão da Copa das Confederações da FIFA

Estrelas do passado: Leônidas, Zizinho, Didi, Garrincha, Pelé, Rivelino, Zico, Falcão, Romário, Rivaldo, Ronaldo



ESPANHA

ESPEspanha

A classificação
A seleção espanhola garantiu a passagem para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 como campeã mundial, já que ergueu o troféu mais desejado do futebol na África do Sul 2010. Após essa conquista, disputou do torneio classificatório da UEFA, a Eurocopa 2012, com o desafio de defender o título conquistado quatro anos antes. E, apesar do início hesitante, não só chegou novamente à final como se impôs de maneira implacável e impecável sobre a Itália (4 a 0), obtendo uma série histórica de três grandes troféus consecutivos.
No Brasil 2013, o conjunto buscará ganhar a taça que escapou na África do Sul 2009 – sua única participação anterior no Festival dos Campeões. Na ocasião, os Estados Unidos interromperam na semifinal a trajetória espanhola rumo à decisão, e a Fúria precisou se contentar com o terceiro lugar no pódio ao derrotar a anfitriã na partida de consolação.

Presente
Depois de faturar os troféus mais importantes da Europa e do planeta, a Espanha entra agora em uma fase de consolidação e de defesa de títulos. Por isso, o técnico Vicente del Bosque terá de aperfeiçoar a sua busca por novos talentos para encarar esse desafio. Chegou a hora de começar a pensar no futuro do conjunto, cujos principais jogadores já rondam os 30 anos de idade antes do começo das eliminatórias. O segredo para uma renovação eficiente é manter a união no elenco, sem figuras que se destaquem, e fortalecer a clara filosofia de jogo da seleção, com ênfase no toque de bola.

Os destaques
O segredo do sucesso da Espanha se baseia no talento concentrado no meio de campo — basta mencionar nomes como Xavi, Andrés Iniesta ou Xabi Alonso. Apesar disso, os outros setores não deixam por menos, a começar pela solidez de Iker Casillas sob o travessão, indo até o faro de gol de David Villa ou de Fernando Torres. Também não se pode esquecer a zaga comandada por Carles Puyol. Ao lado do experiente zagueiro do Barcelona, Gerard Piqué amadurece e é visto como herdeiro da posição do seu conselheiro e grande amigo, além de um futuro líder para jovens como Pedro ou Fernando Llorente, que vieram para ficar.

E mais...
Técnico: Vicente del Bosque
Melhores participações em torneios da FIFA: Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 (campeã), Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Nigéria 1999 (campeã), Torneio Olímpico de Futebol Masculino Barcelona 1992 (campeã), Torneio Olímpico de Futebol Masculino Sydney 2000 (vice-campeã), Torneio Olímpico de Futebol Masculino Antuérpia 1920 (vice-campeã)
Estrelas do passado: Luis Suárez, Telmo Zarra, Luis Arconada, Juanito, Emilio Butragueño, Andoni Zubizarreta e Fernando Hierro




ITÁLIA

ITAItália

Classificação
Finalista derrotada da UEFA Euro 2012, a Itália representará a Europa na Copa das Confederações pois a atual campeã europeia, a Espanha, também detém o título mundial. Por conta dos resultados do sorteio da competição continental, italianos e espanhóis se enfrentaram já na fase de grupos, empatando em 1 a 1. Em seguida, a Azzurra ganhou confiança no decorrer dos jogos e assegurou a segunda colocação da chave após novo empate, 1 a 1 com a Croácia, e uma vitória por 2 a 0 sobre a Irlanda. Nas quartas de final, a seleção italiana superou a Inglaterra por 4 a 2 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar, graças sobretudo à cobrança cheia de categoria de Andrea Pirlo. Na semifinal, a equipe provocou uma grande surpresa ao eliminar a Alemanha por 2 a 1, ambos de Mario Balotelli. Na decisão, porém, a Itália passou em branco e foi derrotada por inquestionáveis 4 a 0.

Presente
Campeã em 2006 sob o commando de Marcello Lippi, a Azzurra sofreu uma grande decepção em 2010 ao deixar a África do Sul ao final da primeira fase. O fracasso abriu as portas para a nova geração de jovens jogadores, sob o comando de Cesare Prandelli, que têm limpado a imagem da seleção com um futebol vibrante e ofensivo, bem diferente do tradicional catenaccio.

Os destaques
Sobrevivente do elenco campeão em 2006, o capitão e goleiro Gianluigi Buffon é um dos únicos sobreviventes da geração campeã em 2006. Ao longo dos últimos meses e partidas, jovens talentosos têm encontrado espaço na equipe, como o volante brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta. É no setor ofensivo, porém, que a renovação tem dado mais frutos, com o surgimento de Stephane El Shaarawy, que dá mais opções ao lado de Giuseppe Rossi. Tão talentosos quanto temperamentais, Mario Balotelli e Antonio Cassano também têm desempenhado um papel importante na nova seleção, bem servidos pelo meio-campista Andrea Pirlo.

E mais…
Técnico: Cesare Prandelli
Melhores participações em torneios da FIFA: tetracampeã da Copa do Mundo da FIFA (1934, 1938, 1982 e 2006) e vencedora do Torneio Olímpico de Futebol de 1936
Estrelas do passado: Dino Zoff, Franco Baresi, Giacinto Facchetti, Paolo Maldini, Fabio Cannavaro, Gianni Rivera, Roberto Baggio, Giuseppe Meazza, Silvio Piola, Luigi Riva, Paolo Rossi e Fabio Cannavaro.



JAPÃO
JPNJapão

A classificação
O renovado selecionado japonês impressionou na Copa Asiática de Seleções 2011. Exibindo empenho e organização, os nipônicos chegaram ao título graças a vitórias trabalhosas na semifinal, contra a Coreia do Sul, e na decisão, diante da Austrália. O gol de Tadanari Lee na prorrogação da final no Catar fez do Japão o maior vencedor da competição, com quatro troféus. Foi a primeira conquista continental do conjunto desde 2004.

Presente
Sob o comando do então técnico da seleção Takeshi Okada, diversos jovens talentos foram revelados durante a boa campanha japonesa na última Copa do Mundo da FIFA. A nova geração seguiu crescendo sob as ordens do italiano Alberto Zaccheroni, que assumiu a equipe após o Mundial sul-africano. O futebol japonês se caracteriza há algum tempo pelo toque de passes criativos e envolventes que agora estarão a serviço do inconfundível 3-4-3 de Zaccheroni.

Os destaques
Depois de brilhar na Copa do Mundo da FIFA 2010 e na Copa Asiática de Seleções 2011, o meio-campista do CSKA de Moscou Keisuke Honda se firmou como o novo líder natural do conjunto nipônico, ocupando o vazio deixado por Hidetoshi Nakata e Shunsuke Nakamura. No comando de ataque estão Shinji Kagawa e Shinji Okazaki, que foi o artilheiro do Japão no torneio continental com três gols. Ao lado de Honda no meio-campo está o especialista em bolas paradas Yasuhito Endo, enquanto o zagueiro do Schalke 04 Atsuto Uchida é a referência da retaguarda.

E mais
Técnico: Alberto Zaccheroni
Melhores participações em torneios da FIFA: medalhista de bronze no Torneio Olímpico de Futebol Masculino 1968, vice-campeão da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 1999, quadrifinalista da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2011, campeão da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011
Estrelas do passado: Kazuyoshi Miura, Shunsuke Nakamura, Hidetoshi Nakata




MÉXICO
MEXMéxico

Campanha nas eliminatórias
O México obteve a classificação à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 ao derrotar por 4 a 2 os Estados Unidos em uma vibrante decisão da Copa Ouro em 2011. Com 100% de aproveitamento na competição, os mexicanos não apenas reverteram uma desvantagem de dois gols na final, como ainda selaram a vitória com um gol antológico de Giovani dos Santos. Assim, o México voltará ao torneio de que já foi campeão em 1999, na edição disputada nos eu próprio território.

O presente
A torcida mexicana tem grandes expectativas, e com razão. No México, há um consenso de que nunca o país teve um potencial tão grande, o que ficou demonstrado na terceira fase das eliminatórias para o Brasil 2014, em que os astecas ganharam todos os seus jogos em um competitivo grupo com Costa Rica, El Salvador e Guiana.

Para isso, o técnico conta com a experiência de Francisco Javier Rodríguez, Carlos Salcido e Jesús Corona ao lado da juventude da "geração dourada" campeã mundial sub-17 em 2005, que já vem com a rodagem de quem disputa importantes campeonatos europeus e tem a maturidade necessária para assumir a responsabilidade.

Os destaques
A maior arma do México é o fenômeno Javier "Chicharito" Hernández, que ganhou reconhecimento internacional com gols e carisma pelo Manchester United, assim como na Copa de Ouro, onde foi o melhor artilheiro. A qualidade de "Chicharito", somada à habilidade de Giovani dos Santos, Andrés Guardado, Héctor Moreno e diversos outros jogadores surgidos da sempre exigente liga mexicana, faz a torcida sonhar com um desempenho histórico no Brasil 2014.

E mais:
Técnico: José Manuel de la Torre
Melhores participações em torneios da FIFA: campeão da Copa das Confederações da FIFA 1999 e campeão da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2005
Estrelas do passado: Antonio Carbajal, Hugo Sánchez, Jorge Campos e Cuauhtémoc Blanco



 NIGÉRIA
NGANigéria

Histórico nas eliminatórias
O aumento do equilíbrio entre as seleções africanas tornou as competições continentais bem mais complicadas para a Nigéria. Em 2006, os nigerianos não obtiveram vaga para a Copa do Mundo da FIFA após três participações consecutivas. Em 2012, não conseguiram se classificar para a Copa Africana de Nações. Mas os fracassos ficaram para trás com o título invicto da CAN 2013, que classificou o país para a sua primeira Copa das Confederações da FIFA. 

Presente
Ex-capitão da seleção, o técnico Stephen Keshi não teve medo de cortar diversos nomes de peso e introduzir jogadores do futebol local em busca do primeiro título da Copa Africana de Nações desde 1994. Um desses jogadores, Sunday Mba, provou que os críticos estavam errados ao marcar o gol da vitória tanto nas quartas diante da favorita Costa do Marfim quanto na final contra Burkina Fasso. O êxito comprovou a força de uma nova e talentosa geração, mas a Nigéria também conta com jogadores experientes que ainda podem ser úteis. Um equilíbrio entre experiência é juventude é importante, até porque a Nigéria saiu do torneio continental com o moral em alta.

Os destaques
Notavelmente, apenas dois jogadores de linha com mais de 25 anos foram convocados para a Copa Africana de Nações 2013. Entre eles estava John Obi Mikel, que mostrou liderança em campo após muitos anos de altos e baixos com a seleção. Victor Moses, companheiro de Mikel no Chelsea, é sempre uma ameaça pelos flancos. Outros nomes em ascensão são o atacante Emmanuel Emenike, um dos artilheiros da Copa Africana, e o zagueiro Efe Ambrose, que defende o Celtic na Escócia.

E mais:
Técnico: Stephen Keshi
Melhores participações em torneios da FIFA: Copa do Mundo Sub-17 da FIFA China 1985 (campeã), Copa do Mundo Sub-17 da FIFA Japão 1993 (campeã), Copa do Mundo Sub-17 da FIFA Coreia do Sul 2007 (campeã), Torneio Olímpico de Futebol Masculino Atlanta 1996 (campeã)
Estrelas do passado: Mudashiru Lawal, Jay-Jay Okocha, Nwankwo Kanu, Finidi George, Rashidi Yekini, Stephen Keshi, Daniel Amokachi.



TAITI
TAHTahiti

A classificação
O maior momento da história do futebol taitiano aconteceu na Copa das Nações da Oceania de 2012, que serviu tanto como classificatório para o Festival dos Campeões quanto como penúltima fase das eliminatórias para o Brasil 2014. Uma série de cinco vitórias permitiu ao Taiti conquistar o torneio com um triunfo sobre a Nova Caledônia na final. Apesar de já eliminado da disputa por uma vaga no Mundial do ano que vem, o título continental – o primeiro de uma nação insular do Pacífico – garantiu ao conjunto a presença entre a elite do futebol no Brasil 2013.

Presente
Como muitos países da Oceania, o Taiti sofre com a escassez de partidas nos últimos anos, o que limita as suas possibilidades de adquirir experiência no cenário internacional. No entanto, o país contará com reforços da sua seleção sub-20 que conseguiu a façanha histórica de se classificar para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Egito 2009.

Os destaques
Vários nomes que estiveram presentes no Egito 2009 prometem fortalecer muito a seleção principal, como Lorenzo Tehau e Stephane Faatiarau. O técnico Eddy Etaeta também contará com jogadores como Raimana Lee Fung Kuee, Axel Williams e Xavier Samin, que exercem o papel de líderes. Mas as esperanças do Taiti receberão um grande impulso se a equipe conseguir contar com o atacante Marama Vahirua, eleito Jogador do Ano da Oceania em 2005, que atua pelo Nancy, da França.

E mais...
Técnico: Eddy Etaeta
Melhor participação em torneios da FIFA: primeira fase da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Egito 2009
Estrelas do passado: Naea Bennett e Felix Tagawa



URUGUAI

URUUruguai

A classificação
O Uruguai assegurou sua segunda participação em uma Copa das Confederações da FIFA graças à conquista da Copa América em julho de 2011. A Celeste Olímpica, que já havia sido a melhor representante sul-americana na África do Sul 2010, confirmou sua força na Argentina graças a Luis Suárez. Impossível de parar, ele foi eleito o melhor jogador da competição. No caminho rumo ao título, o conjunto de Óscar Tabárez não perdeu nenhum dos seis jogos que fez, eliminou a seleção anfitriã nas quartas de final e não sofreu gols nem na semifinal contra o Peru (2 a 0) como na decisão diante do Paraguai (3 a 0). No Brasil 2013, os uruguaios buscarão o único prêmio que falta em sua sala de troféus. Em 1997, terminaram no quarto lugar na competição.

Presente
O quarto lugar na África do Sul 2010 deu uma injeção de ânimo nos bicampeões mundiais e mudou sensivelmente a maneira como o mundo enxerga a equipe. Essa percepção só foi reforçada depois da conquista da Copa América 2011 na Argentina, tendo derrotado o Paraguai de modo imponente na decisão. De repente, os uruguaios voltaram a ser considerados uma potência e colocados entre os favoritos para conquistar uma vaga 2014 – sobretudo com a ausência do anfitrião Brasil na disputa das eliminatórias. Para isso, a base utilizada na Copa do Mundo da FIFA – um elenco com média de 26,7 anos - deve se manter quase intacta ao longo de todo o ciclo.

Destaques
Não é preciso pensar nem um pouco para nomear o grande nome da Celeste Olímpica na atualidade: Luis Suárez. Ao lado de seus companheiros de ataque, Diego Forlán e Edinson Cavani, forma um tridente atacante que é razão de preocupação para quem quer que enfrente os uruguaios. A defesa é capitaneada pela firmeza de Diego Lugano.

E mais...
Técnico: Óscar Tabárez
Melhores participações em torneios da FIFA: Campeão da Copa do Mundo da FIFA (1930 e 50); campeão do Torneio Olímpico de Futebol (1924 e 28); vice-campeão da Copa do Mundo sub-20 da FIFA (1997) e da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA (2006).
Estrelas do passado: Hector Scarone, Angel Romano, Obdulio Varela, Roque Máspoli, Alcides Ghiggia, Ladislao Mazurkiewicz, Pedro Rocha, Rodolfo Rodríguez, Hugo De León, Carlos Alberto Aguilera, Rubén Sosa, Enzo Francescoli, Álvaro Recoba


Grupos

Acompanhe abaixo os grupos formados para a Copa das Confederações 2013:

Árbitros

Zona Africana

País    Árbitro
ALG    Djamel HAIMOUDI

País    Assistente
MAR    Redouane ACHIK
ALG    Abdelhak ETCHIALI

Zona Asiática

País    Árbitro
UZB    Ravshan IRMATOV
JPN    Yuichi NISHIMURA

País    Assistente
KGZ    Bakhadyr KOCHKAROV
JPN    Toshiyuki NAGI
UZB    Abduxamidullo RASULOV
JPN    Toru SAGARA

Zona Europeia

País    Árbitro
GER    Felix BRYCH
NED    Bjorn KUIPERS
POR    Pedro PROENCA
ENG    Howard WEBB

País    Assistente
GER    Mark BORSCH
ENG    Darren CANN
POR    Bertino MIRANDA
POR    Jose TRIGO
GER    Stefan LUPP
ENG    Michael MULLARKEY
NED    Sander VAN ROEKEL
NED    Erwin ZEINSTRA

Zona da América do Norte, Central e Caribe

País    Árbitro
SLV    Joel AGUILAR

País    Assistente
SLV    William TORRES
SLV    Juan ZUMBA

Zona Sul-Americana

País    Árbitro
ARG    Diego ABAL
CHI    Enrique OSSES

País    Assistente
CHI    Carlos ASTROZA
ARG    Juan Pablo BELATTI
ARG    Hernan MAIDANA
CHI    Sergio ROMAN

Partidas

Fique ligado nos horários para não perder nenhuma partida:



Sáb 15
Parece coisa do destino: as duas únicas equipes já classificadas para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 são aquelas que, pouco menos de um ano antes, se encontram para abrir o Festival dos Campeões: é dia de Brasil x Japão, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília!

Dom 16
Segundo dia de jogos, e nossa primeira rodada dupla, com dois jogaços: tem México x Itália, às 16h, no Maracanã, e o encontro do último campeão mundial contra o primeiro: Espanha x Uruguai.

Seg 17
Quem diria que o Taiti chegaria a um palco desses? Hoje é dia de ver os campeões da Oceania começarem a viver seu sonho, no Mineirão, diante da Nigéria. Como será que os azarões se saem?

Ter 18
A primeira rodada da Copa das Confederações passou, e já é hora de rever o que aconteceu e prever os próximos jogos.

Qua 19
É dia de Brasil no Castelão! E contra um adversário historicamente encardido: o México. É a segunda rodada do grupo A, que ainda tem um belo jogo às 19h, quando o técnico Alberto Zaccheroni comanda os japoneses diante de seus conterrâneos italianos.

Qui 20
Os campeões mundiais e europeus contra os campeões.... da Oceania! Em pleno Maracanã, o embate é curioso entre a Espanha e o Taiti. Mais tarde, Salvador recebe um jogo que promete ser brigado, entre nigerianos e uruguaios.

Sex 21
Depois de duas rodadas, as classificações dos dois grupos se encaminham para uma definição. Antes, porém, uma pausa, que vai abastecer este blog durante todo o dia com matérias, entrevistas exclusivas, vídeos e mais sobre os bastidores do torneio.

Sáb 22
O Grupo A, da Seleção Brasileira, tem um dos maiores clássicos do futebol mundial: Brasil x Itália, em Salvador. Se já não fosse o suficiente, a rodada final do grupo também tem o campeão asiático, Japão, enfrentando o campeão da região da CONCACAF, o México, em Belo Horizonte. Preparado? Todos os jogos começam às 16h (horário de Brasília).

Dom 23
O Grupo B vai conhecer neste domingo seus dois classificados, restando a partir daí apenas mais quatro jogos na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. Ambas as partidas começam 16h (horário de Brasília), com duas capitais do nordeste brasileiro, Fortaleza e Recife, mobilizadas para essa jornada decisiva.

Seg 24
Um dia de respiro para os semifinalistas! Mas nem tanto, não? Depois das batalhas da primeira fase, a segunda-feira serve tanto para reabilitação como para iniciar a preparação para as semifinais do torneio. Um breve descanso, então, e os técnicos e atletas já mergulham de volta no clima de competição.

Ter 25
É o último dia de preparação de dois semifinalistas da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 antes de a disputa da fase final começar. O que será que as seleções, seja seus técnicos ou craques, estão planejando para o confronto? 

Qua 26
Belo Horizonte recebe em seu Mineirão, nesta quarta-feira, o primeiro duelo dos mata-matas da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. O jogo está marcado para 16h (horário de Brasília).

Qui 27
Vamos conhecer hoje o segundo finalista! Você já tem um palpite? Antes e depois do duelo desta quinta-feira, às 16h (horário de Brasília), acompanhe nossa cobertura detalhada.

Sex 28
Passada as emoções das semifinais, os finalistas agora têm um dia para descanso para recuperar as energias já pensando nas últimas duas partidas do torneio, valendo ou o título ou um lugar no pódio. Aguarde a publicação durante todo o dia de matérias exclusivas repercutindo os confrontos dos dias anteriores.

Sáb 29
Salvador, que vai receber a disputa pelo terceiro lugar, e Rio de Janeiro, palco da finalíssima, já começam a se agitar. Desafio do dia é controlar a expectativa para os grandes confrontos que vêm por aí. Acompanhe durante o dia nossa cobertura prévia especial.

Dom 30
Bom, chegou o dia! Primeiro temos a disputa do terceiro lugar em Salvador, na Arena Fonte Nova, a partir das 13h (horário de Brasília). Mais tarde, o momento mais aguardado, a decisão no Maracanã, com o pontapé inicial programado para 19h. E aí, muita ansiedade?

 

Extras:


Para você que terá o privilégio de assistir pessoalmente nossa nação ganhar no Maracanã, baixe o guia de bolso do estádio:

Guia de Bolso Maracanã (434KB)
http://pt.fifa.com/mm/document/tournament/competition/02/10/59/20/guiadebolsorio_neutral.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário